Cientista de Dados: o que faz e como se tornar um profissional?

Como é possível perceber, o salário de um cientista de dados pode variar bastante, já que depende de diversos fatores, como nível de experiência, senioridade do cargo, localização, empresa, atribuições do cargo, etc. Nesse processo, o e-commerce poderia avaliar os dados do modelo preditivo para obter informações sobre seu estoque de produtos, sobre quais produtos precisam ser produzidos em maior escala ou até quais produtos Ciência de dados: as vantagens em se fazer um bootcamp não têm tanta demanda. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), uma das maiores instituições de ensino superior do país, inaugurou em 2020 o curso de Estatística e Matemática aplicada, com ênfase em ciência de dados. Quem opta por seguir carreira internacional de TI pode ganhar ainda mais. De acordo com dados do LinkedIn, um cientista de dados nos EUA tem salário de, em média, 120 mil dólares por ano.

A pós-graduação lato sensu em Data Science e Decisão do Insper oferece esta oportunidade para pessoas que são formadas em diversas outras áreas ganharem as habilidades necessárias para exercerem a função de um cientista de dados. A função de um cientista de dados é cada vez mais fundamental em organizações de diversos portes para contribuir com insights relevantes e direcionar os gestores a tomarem melhores decisões de negócio. Como você pôde perceber, cientistas de dados não são apenas profissionais analíticos, essas pessoas https://www.noticiasdahora.com.br/cidades/outras-noticias/dominando-o-qa-tecnicas-e-ferramentas-para-testagem-de-software.html exercem uma função multidisciplinar em um time e por isso, devem ter conhecimentos em diversas áreas. Isso envolve conseguir compartilhar insights e informações relevantes de maneira eficaz, realista e convincente. Além disso, a pessoa cientista de dados também precisa ser curiosa e estar disposta a trabalhar no campo das hipóteses, testando e identificando novas informações com frequência. Outra habilidade técnica importante para cientistas de dados é o conhecimento em áreas que envolvem a análise quantitativa de elementos.

Passo 3: Estatística e Matemática

O valor da remuneração aumenta com o avanço da carreira, especialmente quando o profissional se destaca na equipe. A média salarial de um cientista de dados pleno no Brasil, por exemplo, é de R$8.200. Quando se fala a respeito da profissão de cientista, é comum imaginar um profissional de jaleco branco que fica preso em um laboratório com o seu microscópio. A seguir, falaremos mais sobre a profissão cientista de dados, bem como a formação necessária para assumir este cargo no mercado de trabalho. Cientista de dados é uma profissão que paga bem e está à procura de mão deobra no Brasil. Profissionais formados em diferentes cursos de graduação seespecializam nessa área, como é o caso de físicos, matemáticos e engenheiros.

É uma carreira promissora, pois está em constante demanda no mercado de trabalho. As habilidades técnicas são essenciais para um cientista de dados desenvolver seu trabalho com excelência. Elas serão adquiridas através de um curso de educação superior relacionado a área de Ciência de Dados. Se você tem vontade de ser o um cientista de dados ou quer conhecer melhor a profissão continue lendo este post.

tipos de cientistas de dados

Por se tratar de uma área interdisciplinar, há normalmente a tendência em querer aprender muita coisa ao mesmo tempo. Aprenda um conceito, consolide, pratique e só então avance para outra área de estudo. O começo será mais difícil, mas à medida que aprende e adquire experiência, o aprendizado de novas ferramentas fica mais fácil. Python – É uma linguagem de uso geral, que tem recebido nos últimos anos mais e mais módulos e pacotes para Data Science como Pandas, Matplotlib, Scikit-Learn, Stats Models e TensorFlow. Python é mais fácil de aprender em comparação a outras linguagens, tem uma comunidade ativa, muita documentação disponível (inclusive em português) e pode ser usada para outras atividades além de Data Science.

A carreira de Cientista de Dados exige dedicação aos estudos, aquisição de habilidades em técnicas diversas e domínio de conhecimentos interdisciplinares. Essa exigência elevada contribui para a valorização e escassez de profissionais de Ciência de Dados no mercado atual. Primeiro, eles devem entender os objetivos e requisitos do projeto, bem como identificar as fontes de dados relevantes. Em seguida, eles coletam, limpam e organizam os dados, garantindo que estejam livres de erros e prontos para análise. Outra linguagem de programação que merece ser mencionada é a linguagem de programação R.

Coloque tudo em prática trabalhando em projetos

Esta etapa requer não apenas habilidades técnicas, mas também um profundo entendimento do contexto de negócios. Sinto que realmente a maior mudança na área de dados foi essa divisão do que um cientista de dados deve e pode fazer e também o que é tarefa de engenheiros de dados e machine learning, por exemplo. Depois de receber seu diploma de bacharel, o próximo passo, para se tornar um cientista de dados, também é bastante auto-explicativo – fazer um mestrado!

como ser cientista de dados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *